Central de Injeção Eletrônica: Qual a sua função?

A Central de Injeção Eletrônica (ECU), está peça que pode ser considerada o cérebro que controla o sistema eletrônico de um motor. Suas funções têm base nas medições recebidas dos sensores que convertem os dados analógicos em dados digitais. Com isso, as informações são recebidas, processadas e tratadas dentro do software que gera os comandos para os atuadores fazerem o motor funcionar de acordo com a sua eficiência.

A principal função da central de injeção eletrônica é regular o funcionamento do motor de acordo com a mistura do combustível e a combustão interna dentro do cilindro, como: controlar a emissão de poluentes dentro dos limites já pré-estabelecidos, gerenciar o tempo de injeção, fase de ignição, comandos variáveis, borboleta eletrônica, etc.

Além disso, a ECU (Engine Control Unit), como também é chamada, está conectada a todos os componentes do motor, cumprindo a função de fazer um diagnóstico de todo o sistema eletrônico e entregar um feedback do estado do motor e de seus componentes.