Remapeamento de Veículo

Atualmente todos os veículos estão equipados com injeção eletrônica de combustível e possuem um computador central que controla todo o funcionamento do motor. Este computador é popularmente conhecido como módulo de injeção ou ECU (Electronic Control Unit).

Na reprogramação de ECU todos estes parâmetros são modificados com o objetivo de aumentar a entrega de torque e potência em determinadas situações e também adequar o funcionamento do motor aos upgrades mecânicos instalados.

O serviço que nós chamamos de Reprogramação de ECU também é conhecido como: Chiptuning, Recalibração de ECU, Remapeamento de ECU, Remap ou simplesmente Chip de Potência. Todos os nomes se referem ao mesmo processo de alteração dos parâmetros de funcionamento do motor que estão salvos na ECU do veículo em busca de mais desempenho.

O desenvolvimento de uma nova calibração do software da ECU é um processo extenso e delicado, pois todas as modificações precisam ser realizadas com muito critério e testadas à exaustão, para garantir que o aumento de desempenho será linear e que não haverá riscos de quebra para nenhum componente mecânico original.

Cada empresa de reprogramação de ECU tem o seu próprio desenvolvimento e entrega resultados diferentes, pois os parâmetros de funcionamento do motor são alterados de acordo com a filosofia de cada empresa. Cabe ao consumidor final analisar os ganhos prometidos por cada empresa e se decidir pela reprogramação de ECU que mais se adequa ao seu perfil.